O Poder da Gratidão no Casamento


 

Estudos demonstram que a gratidão tem o poder de recuperar e manter a saúde física e mental, além de amenizar os sentimentos negativos. Com isso, conseguimos mudar as circunstâncias, pois a nossa visão do mundo se modifica.

Passamos a enxergar  as situações de maneira mais positiva, nossa intuição se aguça e percebemos o quanto somos protegidos, amparados e auxiliados ao longo do dia, ao longo da vida.

O poder da gratidão na Bíblia

A gratidão é explorada em vários textos da bíblia, o qual podemos cientificar que há um poder sobrenatural na gratidão.

Veja alguns textos.

Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus. 
1 Tessalonicenses 5:18

 

Tudo o que fizerem, seja em palavra seja em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai. 
Colossenses 3:17 

 

Dêem graças ao Senhor porque ele é bom; o seu amor dura para sempre. 
Salmos 107:1

 

Quem me oferece sua gratidão como sacrifício honra-me, e eu mostrarei a salvação de Deus ao que anda nos meus caminhos”. 
Salmos 50:23

 

Dando graças constantemente a Deus Pai por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo. 
Efésios 5:20

Assista Nosso Vídeo => O Poder da Gratidão no Casamento

O Poder da Gratidão provado pela Ciência

A Neurociência estuda o funcionamento do cérebro, e é disto que vou falar um pouquinho aqui. Normalmente estamos pensando no que queremos ser e fazer. Fazemos listas intermináveis, tanto mentalmente quanto no papel, de coisas que queremos.

Quantas vezes reclamamos por não conseguirmos o que queremos, quantas vezes nos frustramos e ficamos com raiva de Deus e do mundo à nossa volta pelo que não conseguimos?

Veja o que acontece com nosso cérebro neste momento:

  • Ativamos o sistema de recompensa do cérebro através da liberação do neurotransmissor chamado DOPAMINA, aumentando a sensação de prazer.
  • Por outra via neural a glândula pituitária estimula o hipotálamo a produzir e liberar a OCITOCINA na corrente sanguínea.

Você também pode gostar ~> O Poder das conexões no Casamento

Resultado da Gratidão 

redução de ansiedade, medos, angústias e sentimento de raiva, estimulando a tranqüilidade e o afeto. As pesquisas mostram que as pessoas que praticam diariamente a gratidão são mais otimistas, satisfeitas com a vida, tem mais vitalidade.

O nosso cérebro só consegue desenvolver um tipo de sentimento de cada vez. Mim fale, entre a infelicidade e a felicidade qual deles você escolhe? Permita-se ocupar seu cérebro com a gratidão, e colha como resultados a tranqüilidade e equilíbrio necessários para superar os obstáculos que a vida naturalmente nos impõe, olhando tudo com positividade e leveza, e alcançando assim o que quer com mais facilidade e com menos stress.

Pesquisa realizada pelo Cientista Robert A Emmos

Em uma pesquisa realizada pelo Robert A. Emmos, realizada na faculdade Stanford, ficou comprovada o quando a gratidão é importante para ter uma vida plena. Nesse experimento ele colocou três grupos de pessoas para assistir um filme e pediu para que o grupo 01 colocasse 10 motivos de gratidão o segundo grupo pediu para que colocasse 10 motivos de ingratidão e o grupo 03 pediu para ficar neutro.

No fim da pesquisa ficou constatado que as pessoas que fizeram a lista de gratidão tiveram um desempenho 25 por cento maiores que os outros grupos no seu dia a dia e teve um crescimento a mais que os outros grupos.

O objetivo dessa atividade foi para que as pessoas fiquem mais atentas para as coisas boas do nosso cotidiano.

Bom para quem quiser se aprofundar mais nesse assunto indica o livro do pesquisador.

  1. O poder das conexões
  2. Dar e receber

Você também pode gostar ~> As Cinco Linguagem do Amor

Quando a pessoa é verdadeiramente grata, ela é prospera em todas as áreas de sua vida, a gratidão é uma força que te impulsiona para perto de Deus.

Veja a tabela onde mostra os resultados comparativos de pessoas com um estilo de vida de Gratidão.

 o poder da gratidão

 

Depois de tudo que eu falei espero no fundo do meu coração que você já esteja inclinando o seu coração para a gratidão, caso ainda não, continue lendo que sua vida vai mudar se você seguir esse simples passo.

 

O que impede você de comunicar completamente a gratidão?

Bom, com tudo que falamos deu para perceber que comunicar gratidão trás mudanças nas emoções, saúde, no relacionamento e até mudanças financeiras, gostaria de te perguntar o que te impede de ser completamente grato?

Continue lendo que irei falar de cinco motivos que podem está te impedindo de ser grato e ter um relacionamento protegido.

Você também pode gostar ~> Como Mudar o que Mais Irrita No Casamento

Cinco Motivos que te impedem de Comunicar Gratidão

A gratidão trás consigo enumeras vantagens como já falamos, uma pessoa grata é mais feliz, são mais prosperas, tem um casamento mais sólidos, tem sua saúde plena. Então, mesmo assim tem pessoas que não conseguem comunicar gratidão e não sabem por quê.

Não se preocupe iremos expor cinco motivos que podem está te impedindo de comunicar a gratidão em sua vida e caso você se enquadre com um dos motivos, procure resolver e comece agora a comunicar, a gratidão em sua vida, da maneira mais plena possível.

 

Sentimento de Inferioridade

Com alguma certeza, podemos afirmar que todo ser humano já experimentou algum sentimento de inferioridade, seja em sua infância, na adolescência ou na fase adulta.

Esses sentimentos, geralmente, são oriundos de frustrações, incompreensões, rejeições, traumas ou dificuldades de relacionamento; enfim, de origens vastas e complexas, presentes nos enredos de nossa história.

Esse sentimento é um dos motivos que te impedem de se sentir grato. Caso você está passando por essa dificuldade procure alguém para te ajudar a superar.

 

Auto-suficiência e Arrogância

Pessoas com essas características têm dificuldades de agradecer algo que recebeu, mais por dentro é uma pessoa frágil e dependente, Por isso ela tenta ao Maximo não precisar de ajuda e quando recebe conta alguma historinha para que ninguém perceba que foi ajudada.

 

Mágoa e Ressentimento intenso

Pessoas com essas características se colocam como vitimas de alguém, por isso sempre colocam a culpa em outra pessoa para que o seu erro não venha a ferir a imagem de beleza construída pela pessoa.

Inveja e Comparação

Quando você tem inveja fica se comparando com alguém, um amigo, comparando o seu cônjuge com outros. O seu foco só está nos defeitos não procurar ver qualidades, por esse motivo não consegui sentir gratidão por aquilo que conquista em sua vida, em seu relacionamento.

 

Dificuldades de demonstrar os Sentimentos

Pessoas que tem dificuldades em mostrar seus sentimentos, são pessoas que não se sentem amada, não sabem agradecer por que não acreditam em sentimentos genuínos. Por isso que tem dificuldades em ser gratas.

 

Depois de saber o quanto a gratidão pode ajudar em seu casamento, será que você vai começar a ser mais grato, será que você vai agradecer todos os dias por ter um cônjuge que Deus te deu.

Depois que expôs tudo isso sobre o poder da gratidão, deixarei um exercício para você.

Antes de continuar estou muito feliz por você ter chegado até aqui, e agora chegou o momento que separa os meninos dos homens, a mulheres das meninas.

3 exercícios que irão transformar seu casamento

 

Exercício 01- Caderno de Gratidão

Compre um caderno, e der a ele o nome de caderno da gratidão, e anote nele todo que você percebe como motivo de gratidão em seu dia. Para quem está conectado pode anotar em seu celular.

Não tem limites pode anotar o quanto você quiser.

 

Exercício 02 – 30 Motivos de Gratidão para com seu Cônjuge

Quero que você comece a selecionar 30 motivos de gratidão por seu cônjuge, e escolha um motivo por dia para fazer uma oração a Deus agradecendo por seu cônjuge ter essa qualidade.

Não me venha falar que não consegui selecionar 30 qualidades em seu marido ou esposa. Essa é mais uma mentira do mundo, seu cônjuge foi escolhido por Deus para você e por mais que você esteja passando por dificuldades sei que você vai consegui achar.

 

Exercício 03- escrever 10 motivos de gratidão todos os dias.

Todo dia antes de acordar e antes de dormir escreva 10 motivos de gratidão, tende transmitir sentimento, tente se sentir feliz ao escrever os motivos de gratidão.

Aqui, você pode agradecer em contexto geral, ou seja, tudo que você achar que seja merecido fazer um agradecimento você irá anotar e escrever.

Ex;

  • Sou grato por esta vivo
  • Sou grato por respirar
  • Sou grato por minha saúde
  • Sou grato por meus filhos.
  • Sou grato por minha esposa
  • Sou grato por meu esposo

Não é brincadeira faça os exercícios

Cada exercício que passamos para você vai mudar sua forma de ver o mundo, vai mudar a sua mentalidade e sua forma de vê seu conjugue, por esse motivo não desista, continue fazendo esse exercício por pelo menos 30 dias seguidos para que essa atitude se torne um hábito, e quando se tornar um habito tudo fica mais fácil.

Um Recado Particular

Esses exercícios parecem bobos, mas nos ajudou muito, nosso casamento nem sempre foi assim, passamos por muitas dificuldades, brigávamos muito e chegamos até a nos separar, mas Deus tinha um projeto de vida para nós e agora estamos passando esse projeto de vida para todos vocês que nos acompanham aqui no blog,

 

 

 

 

 

Meu nome é Cherline Cardoso, sou serva do Deus vivo, tenho 33 anos, sou casada há 13 anos, tenho 2 filhos lindos, e escrevo neste blog para ajudar pessoas que estão passando por dificuldades em seu relacionamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sign up to our newsletter!